Segundos dados do IBGE, cerca de 6,5 milhões de brasileiros possui algum tipo de deficiência visual. E se você é uma dessas pessoas que usam óculos, o uso de lentes corretoras é obrigatório na hora de conduzir um veiculo.
No procedimento da retirada ou renovação da carteira nacional de habilitação (CNH), é realizado um exame clínico para verificar possíveis limitações do condutor. Caso você tenha problemas visuais, como miopia e astigmatismo, a CNH constará com uma observação relacionada à obrigatoriedade do uso de óculos ou lentes de contato. Condutores que usam óculos ou lentes têm na parte de observações a letra A, em maiúsculo, na CNH. Já a letra B indica o uso obrigatório de prótese auditiva; a letra L sinaliza o uso de prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas fixas de compensação de altura.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que for pego em uma blitz sem óculos ou lentes fica sujeito a autuação e multa segundo o O artigo 162 do CTB, que tem como penalidade o valor de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na carteira.
Segundo um estudo da seguradora inglesa Direct Line, dirigir sem óculos ou uma lente de contato pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado, já que a sua visão está comprometida.
Já em caso de realização de uma cirurgia para correção do problema de visão, o condutor deve atualizar a sua CNH. Você deve procurar um despachante ou o próprio departamento de trânsito e realizar consulta com médico credenciado pelo Detran-AM. Se a retificação da carteira não for feita, você ainda vai ser considerado como um motorista que precisa utilizar óculos e, se for flagrado sem o uso do mesmo, será multado da mesma forma.
Então caso você esteja tendo problemas de visão, é necessário procurar um oftalmologista e ver se há necessidade do uso de lentes corretivas. Se precisar faça o uso e cumpra a legislação de trânsito, assim protegendo a sua vida e a de outros condutores no trânsito.