Trânsito Web
No próximo feriado prolongado milhões de motoristas no Brasil deverão pegar a estrada rumo aos mais variados destinos. Mas, desse total, são poucos aqueles que realizam uma verificação antes de partir em viagem.
Hoje em dia, um problema mecânico é facilmente detectado pela eletrônica do veículo. O carro não quebra “do nada”, mas sempre apresenta indícios claros de que algo não está bem e que ele pode simplesmente interromper a viagem no meio do caminho. O R7-Autos Carros separou um guia com 7 indícios claros de que algo não está bem com o veículo.
1. Luz da injeção acesa. A luz da injeção é um sinal comum de que algo não está bem com o motor, o sistema de alimentação ou com qualquer peça relacionada ao combustível, como bomba, injetores, velas e outros.
Muitos motoristas passam muito tempo dirigindo com essa luz acesa, ignorando problemas de todo tipo que podem estar acontecendo além de um simples “erro de painel”. Antes de viajar, verifique o que levou o alerta a ficar aceso no painel. Problemas na bomba de combustível ou de óleo, na linha de combustível, erro de leitura do combustível ou má combustão são indícios comuns. Leve o veículo ao mecânico para descobrir o motivo.
2. Ruídos: de onde vêm? Como o carro está em contato constante com o piso, dali podem surgir ruídos de todo tipo devido ao desgaste das peças. Ao passar por valetas e buracos, os ruídos de rodagem, como barulhos metálicos, são sinais de que algo não vai bem com a suspensão. Problemas com molas e amortecedores podem levar à perda de controle em alta velocidade.
3. Feios “baixos”: verifique. O freio é essencial e ao notar qualquer alteração no pedal, bem como ruídos metálicos ao pisar no freio, é sinal de problema. Pode ser pastilha, disco, problemas no freio ABS, falha eletrônica na leitura do sistema de freio, entre outros. Trata-se de um item de segurança vital que requer verificação.
4. Direção puxando para um dos lados. Se o volante está puxando para um dos lados quando solto, é sinal de problemas com a suspensão ou os pneus. Não se deve dirigir carros com falha no alinhamento, sob pena de prejudicar a suspensão, causar desgaste excessivo nos pneus e ainda provocar a perda de controle da direção na estrada.
5. Carro com vazamento. Ao tirar o carro da garagem, verifique se há água ou algum líquido viscoso e oleoso que vazou do motor. Isso é indício de um problema grave. No caso da água, pode ser perda de líquido devido a vazamentos em mangueiras que podem levar ao superaquecimento. Portanto, verifique o nível do fluido antes de o carro atingir a temperatura ideal de trabalho. Se houver vestígios de óleo, pode ser um problema nos componentes internos e sinal de que o motor precisa de reparos com urgência.
6. Fumaça à vista? Um sinal de problema grave em um carro é a emissão de fumaça pelo escapamento. Além do aumento nas emissões, o que seria uma irresponsabilidade, essa fumaceira indica um problema eminente. Além de resultar em autuações, a fumaça é um sinal de problemas, exceto se for branca.
Se a fumaça for branca, trata-se de vapor de água e pode indicar um problema de arrefecimento de fácil reparo. Se a fumaça for preta, o sistema de injeção está com problemas, e se a fumaça for azul, isso significa um problema na injeção de combustível ou no próprio motor.
7. Acelerou e sentiu que o carro falhou? Essa inconstância é mais um indício de problemas no sistema de combustível. Outro sinal ao qual o motorista deve ficar atento é o gasto excessivo de combustível, que está fora do normal para o veículo. Nesse caso, é aconselhável levar o carro ao mecânico de confiança e evitar problemas durante a viagem de feriado, para obter um diagnóstico preciso.