Detran-AM disponibiliza pagamento de dividas em blitz com cartão de crédito ou débito
Publicado em

O Detran-AM lançou na manhã dessa quinta-feira, a modalidade “Pagamento Itinerante” de débitos veiculares. Este tipo de modalidade permite que dívidas de taxas referentes ao serviço de licenciamento em atraso sejam quitados ainda durante as operações de trânsito realizadas pelo órgão, com o uso de cartão de crédito ou débito.

Segundo o diretor presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, a nova medida tem o intuito de possibilitar ao condutor ou proprietário do veículo com licenciamento em atraso, uma forma para quitar o débito, assim evitando que o veículo seja removido.

“É uma comodidade essencial, um pedido dos usuários. Muitas vezes o condutor paga parte do licenciamento, que é o IPVA, a parcela substancial desse débito, e esquece de pagar as taxas do Detran, seguro DPVAT e algumas multas, permitindo a remoção desse veículo. Agora a população terá a oportunidade de quitar o seu débito naquele momento e não ter o veículo removido”, afirma o diretor.

O parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes. A nova modalidade de pagamento tem amparo nas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de números 697/2017 e 739/2018 e, ainda, da Portaria Normativa 003/2019 do Detran-AM, publicada nesta quinta-feira.

Não poderão ser pagos pelo novo sistema os débitos inscritos na Dívida Ativa, assim como aqueles com restrições judiciais, administrativas ou com pendências em equipamentos de segurança. A restrição também vale para veículos registrados em outros estados.

As empresas que foram credenciadas para realizar o serviço são: Nyata Serviços Financeiros LTDA e AM Card Administradora de Cartões S/S LTDA. Ambas deverão trabalhar por meio de escala durante as blitz´s. O parcelamento envolverá apenas as operadoras do cartão e o proprietário do veículo. O órgão de trânsito continuará recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *