A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu nesta terça-feira, 25/5, um curso sobre Primeiros Socorros a agentes de trânsito do instituto. Ministrada pelo especialista em Atendimento Pré-hospitalar (APH), Georgio Ulisses, o curso apresentou técnicas básicas que os profissionais podem utilizar nas vias de Manaus.
O treinamento faz parte da programação do “Maio Amarelo”, campanha com foco na redução de acidentes de trânsito e de vítimas fatais em todo o país.
De acordo com Ulisses, as informações repassadas serão úteis ao dia-a-dia dos profissionais. “Quem atua diretamente nas ruas, como os agentes de trânsito, pode encontrar situações em que precisam intervir com conhecimento mínimo de primeiros socorros em atendimentos para evitar o agravo da situação de saúde de eventual vítima. Em algumas situações, o agente pode ter que toma as primeiras iniciativas”, frisou.
O instrutor frisou os cuidados que os agentes do IMMU devem ter ao atender vítimas lesionadas. “De tudo que a gente discutiu, hoje, o que acho que deve ser mais massificado é sempre priorizar sua própria segurança. Impossível fazer um atendimento sem segurança mínima porque o agente pode virar outra vítima e agravar ainda mais a situação”, observou.
O diretor do Departamento de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda, salientou a importância do cursos. “A iniciativa visa melhorar ainda mais a formação dos nossos agentes – lembrando que o curso é alusiva à campanha ‘Maio Amarelo’. O IMMU entendeu ser pertinente tratar sobre Primeiros Socorros. Vimos que o assunto chamou atenção dos agentes que questionaram o palestrante sobre diversos temas relacionados”, frisou.
O curso voltará a ser oferecido nesta quarta-feira, 26/5, com uma nova turma de agentes de trânsito do IMMU.
Fonte: IMMU