Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza serviços de manutenção na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Itamarati, no Amazonas. O terminal hidroviário recebeu melhorias no sistema de fundeio que é composto por poitas submersas (âncoras) dispostas na calha do rio.
A manutenção tem o objetivo de garantir a eficiente prestação dos serviços de operação do porto. As equipes atuam com os serviços de troca das linhas de amarração, poitas e demais manutenções necessárias, garantindo a operação plena e segura da IP4.

A IP4 de Itamarati foi inaugurada em 2013 e está localizada no sudoeste do Estado do Amazonas, na calha do rio Juruá. A IP4 é de suma importância para a população local, no transporte seguro de passageiros e de cargas.
O porto público do município de Itamarati é composto por flutuante principal, rampa metálica e flutuante de acesso ao cais. O flutuante principal possui 52 metros de comprimento, 16 metros de boca (largura) e 2 metros de pontal (distância entre o convés e o fundo do flutuante) e está posicionado no local com auxílio do sistema de fundeio composto de poitas/mortos e linhas de amarração de cabos de aço ou amarras.
SNV – As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) são construídas pelo DNIT. Essas instalações têm que satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.
O projeto IP4 visa implantar infraestrutura portuária com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população. Sua estrutura é totalmente simplificada e se equivale a uma pequena rodoviária às margens do rio.
Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT