Fonte: G1 Amazonas
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustíveis localizado na Avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, para prestar esclarecimentos sobre a venda de combustível adulterado.
A ação foi desencadeada após uma denúncia feita por meio das redes sociais, que mencionava a comercialização de gasolina comum e aditivada de origem duvidosa. Durante a fiscalização, os frentistas do posto confirmaram que o combustível apresentava características suspeitas.
“Estamos iniciando um processo de investigação para responsabilizar aqueles envolvidos na venda deste produto adulterado. Após a conclusão do relatório da fiscalização, aplicamos as sanções adequadas e encaminhamos o caso às autoridades policiais para averiguação de possíveis crimes,” disse o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
O posto de gasolina foi notificado e tem um prazo de 10 dias para fornecer esclarecimentos sobre as notas fiscais de compra dos produtos em questão, bem como as notas de devolução correspondentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/S/B/Ii7l21Rp6JnGe4ypjgVQ/procon-autua-posto-a-prestar-esclarecimento-sobre-venda-de-combustivel-adulterado-em-manaus-foto-joao-pedro-procon-am.jpeg)
Procon autua posto a prestar esclarecimento sobre venda de combustível adulterado em Manaus — Foto: João Pedro/Procon-AM
Também foi solicitado que sejam realizados exames técnicos com amostras da gasolina para verificar se houve ou não adulteração do combustível.
Em caso de confirmação de adulteração, o posto pode ser multado. O valor da multa pode variar conforme a gravidade da infração e o número de reincidências. Dependendo da gravidade, o posto pode ter suas atividades suspensas até a regularização.
Medidas de Prevenção
O Procon-AM instrui a população com orientações para se prevenir e não cair em golpes nos postos de combustíveis. As medidas incluem:
- Verificação de notas fiscais: Ao abastecer, solicite a nota fiscal para ter um registro da compra.
- Preços muito baixos: Preços muito abaixo da média do mercado podem ser indicativos de combustível adulterado.
- Avaliação de desempenho do veículo: Fique atento ao desempenho do seu veículo após abastecer. Queda no rendimento pode ser um sinal de combustível adulterado