Bolhas nos pneus: como evitar e o que fazer quando elas surgirem
Publicado em

Fonte: Portal do Trânsito

Manter a calibragem em dia e ter cuidado ao guiar reduz os riscos desta avaria.

Enfim chegou o momento de pegar a estrada e curtir o verão com a família. No entanto, antes disto, é imprescindível avaliar o estado geral do veículo e todos os seus componentes. Especialmente, os pneus que são fundamentais quando o assunto é segurança e conforto. Além de avaliar o nível de desgaste da banda de rodagem é necessário observar se existem avarias, como por exemplo, bolhas nas laterais do pneu.

As bolhas podem surgir em qualquer momento da vida do pneu. Elas são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça – estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via. Não existe reparo que mantenha a integridade do produto. Nesse caso, recomenda-se a troca imediata após avaliação de um técnico especializado. Este dano pode comprometer a funcionalidade, bem como a segurança dos ocupantes do veículo com pneu nesta condição.

Nestes casos, os consumidores que optam pela compra de pneus das marcas Dunlop e Falken de aros 15 ou maiores, de modelos definidos conforme regulamento, possuem uma vantagem. As bolhas nas laterais estão entre as avarias cobertas pelo programa Garantia Mais, que se diferencia por cobrir danos acidentais. No entanto, o evento deve se enquadrar dentro das regras do programa disponível no link: https://www.dunloppneus.com.br/garantia.

O que causa e como evitar bolhas

Na impossibilidade de se desviar de algum obstáculo, evite passar com o volante virado para reduzir as chances de impactos na lateral do pneu. Recomenda-se que passe em baixa velocidade, e se for necessário frear para reduzir a velocidade. Além disso, o condutor deve soltar o freio alguns metros antes de atingir este obstáculo, pois a suspensão do veículo voltará ao seu curso normal. Dessa forma, ajudará a reduzir o impacto.

A situação se agrava caso a calibragem do pneu esteja incorreta. Ou seja, divergente do recomendado pelo fabricante do veículo. Nesses casos, a deformação na lateral do pneu será ainda maior, e quando ele precisar lidar com estas situações de impactos, realizando a absorção da energia, não conseguirá efetuar de maneira eficiente e poderá ocasionar o dano, conforme explicado anteriormente.

Erros durante o processo de montagem ocasionado por montagem inadequada, ausência de treinamento do profissional, equipamento incorreto e falta de lubrificação dos pneus nas rodas são as principais causas que também podem causar bolhas. Isso porque pode ocorrer um corte na borda do talão do pneu, e este corte faz com que haja a entrada de ar entre a carcaça e a borracha da lateral do produto.

Outro fator importante é ficar atento à calibragem dos pneus. Além de causar o desgaste irregular na banda de rodagem, pneus com a pressão abaixo do recomendado estão mais suscetíveis ao aparecimento de bolhas causadas por impactos. Lembre-se ainda que o cuidado deve ser maior se o veículo usar pneus com o perfil baixo. Como a estrutura lateral desse tipo de equipamento é mais rígida, dificulta a dissipação da energia durante o impacto.

“Mesmo uma pessoa cuidadosa ao dirigir e atenta a manutenção de seu veículo e dos pneus está sujeita a passar por um buraco e observar o aparecimento de bolhas nas laterais do pneu. Por isso, é importante seguir as recomendações indicadas e em casos de avarias acidentais. Para os clientes Dunlop, que compram pneus participantes da Garantia Mais, de acordo com o regulamento da promoção, vão desfrutar de um benefício adicional, que traz segurança e conforto para nossos clientes, ainda mais nesta época do ano em que muitas pessoas viajam e a temperatura do asfalto é maior e notamos mais buracos, devido à época de chuvas”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

Caso note a presença de bolhas nos pneus do veículo, faça a substituição imediata do produto danificado para sua segurança em lojas especializadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *