Manaus | A Prefeitura de Manaus divulgou nesta quinta-feira (23) as próximas medidas a serem tomadas. Entre elas, foi destacado a construção de três novas estações de transferência que, de acordo com a Prefeitura, já estão em processo de licitação e devem ser entregues neste ano.
Ao todo, serão 900 novas estações de ônibus, realizadas no Parque das Nações, Arena da Amazônia e Conjunto Santos Dumont. Em relação aos terminais de integração, a prefeitura anunciou a reforma do T1, T3, T4 e T5, além da readequação de 16 plataformas localizadas nos canteiros centrais da cidade. Foram 180 dias de interferências financeiras.
As obras anunciadas incluem ainda a ampliação das faixas exclusivas para ônibus, na intenção de promover agilidade e reduzir o tempo gasto durante o percurso dos usuários.
Na coletiva, foi afirmado que será implementado um comitê gestor do sistema de bilhetagem eletrônica para manter o controle iniciado pela intervenção. Os membros que vão compor o grupo ainda não foram divulgados, mas a equipe deverá conter representantes da prefeitura, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Foi anunciado também a renovação da frota, com a entrega de 300 ônibus novos a partir de junho que estão em aquisição, fabricação e transporte, oito deles, com ar-condicionado, já estão em circulação em caráter experimental, segundo a PMM.
Entre as medidas, estão também a reativação da Faixa Azul, licitação dos executivos/alternativos, implementação de medidas de governança no IMMU e no Sistema de Transporte Coletivo.
“É preciso “universalizar” o uso do cartão eletrônico para pagamento da tarifa, pondo fim à falta de troco” disse o Prefeito.
O relatório final será apresentado na câmara Municipal de Manaus no início de fevereiro.