As obras de recuperação viária do Distrito Industrial I, na zona Sul da capital, foram retomadas pela Prefeitura de Manaus no último dia 02 de outubro. Os trabalhos são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), com recursos do Governo Federal por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). A recuperação, que está com seis meses de atraso, se deu após a solução de questões burocráticas e assinatura da repactuação do contrato.
Embora a pavimentação tenha ficado na lista das oito obras com irregularidades graves no mês de setembro, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a Prefeitura de Manaus assegurou a conclusão dos trabalhos na Avenida Autaz Mirim (conhecida como Grande Circular), além de serem realizadas vistorias nas outras vias que também estão no cronograma para pavimentação, que não tem nova data para ser concluído.
“Agora com todas as burocracias solucionadas, vamos com todo vapor concluir o mais rápido possível os cronogramas e evitar transtornos na circulação dos veículos. Estamos em três frentes, na Autaz Mirim, que já inicia a pavimentação; na avenida Solimões, estamos com a fresagem e fazendo terraplenagem. Os outros lotes já estão fazendo a mobilização dos equipamentos para reiniciar as atividades”, ressaltou o Secretário Municipal de Infraestrutura Kelton Aguiar.
A operação de retomada envolveu uma força-tarefa de homens e máquinas para garantir maior sucesso aos trabalhos. O pacote de revitalização inclui também a reconstrução das rotatórias da Suframa (já entregue à população) e da Samsung. Ambas reconstruídas com pavimento rígido.
Francisco Costa, 58 anos, trabalha no Distrito Industrial e precisa se deslocar todos os dias para empresa no seu veículo próprio. Para ele, as ruas do Distrito sempre foram ruins para dirigir. “A sinalização não colabora e os buracos se dão pelo grande número de caminhões e carretas que passam por aqui frequentemente. A pavimentação que estão fazendo deve ser boa e de qualidade”, afirmou.
O superintendente da Suframa, General Algacir Antônio Polsin, afirma que é fundamental a parceria da prefeitura para a Zona Franca de Manaus. “Acho fundamental trabalharmos em parceria nessa revitalização do Distrito Industrial. Só pedimos um pouco mais de paciência, mas teremos um Polo Industrial revitalizado, capaz de atrair negócios e turismo”, garantiu.
Segundo a Seminf, os recursos destinados às obras são de R$ 136 milhões, por parte do Governo Federal via Suframa, mas a Prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 20 milhões, incluindo a iluminação de lâmpadas LED e os projetos de paisagismo.
Reportagem: Angélica Lima