Atenção motorista: cuidados com a pele e com postura são fundamentais para a saúde. Saiba mais!
Publicado em

Manaus – AM | De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que trabalham em veículos cresceu 29,2%, maior alta da série.

Hoje, com o aumento de empresas de mobilidade urbana, as possibilidades de emprego aumentaram e, consequente o número de motoristas, isso inclui: motoristas de aplicativos, taxistas, motoristas de ônibus, particulares, etc.

A maioria desses profissionais trabalham, em média, oito horas por dia e, muitas vezes, não se atentam aos cuidados que precisam ter durante o horário de trabalho. A exposição solar é um fator muito presente na vida desses profissionais partindo do ponto de que são expostos a todo momento mesmo se o ar-condicionado estiver ligado, podendo causar várias lesões na pele, tais como:

  • Queimaduras;
  • Envelhecimento precoce;
  • Problemas de visão;
  • Herpes;
  • Acne;
  • Alergia ao Sol;
  • Melasmas;
  • Câncer de pele.

Outro fator muito importante que vale pontuar, é que a maioria desses profissionais passam horas sentados sem fazer nenhum tipo de exercício antes ou durante o trabalho. Isso, a longo prazo, pode causar sérios problemas.

“Ficar sentado não causa lesões, o que causa uma lesão são os desequilíbrios musculares que levam ao enfraquecimento muscular e posturas viciosas, que levam a causa de dores. Esses músculos são importantes para manter o equilíbrio da coluna e da postura. Lembrando que, depois dos 30 anos, pelo o envelhecimento natural do corpo existem alterações degenerativas na coluna, protusões, hérnias, espaçamento do ligamento, e outras alterações consideradas normais dependendo da idade do paciente” disse o Dr. Rafael Sabogal, ortopedista há mais de 20 anos.

Para evitar e ou/ amenizar algum tipo de desconforto é recomendado fazer alguns exercícios, como por exemplo: Alongamentos da musculatura iliolombar (localizada na parte da coluna), e dos isquiotibiais que são músculos que nascem na bacia e chegam até a parte posterior do joelho, alongando esses músculos se previne essas deformidades. O ideal é que esses exercícios sejam feitos ao começar o dia, antes do trabalho, e ao final do dia, quando os músculos já estão bem cansados.

Arquivo Pessoal: Dr.Rafael Sabogal

Segundo o Dr. Rafael, o ideal para quem trabalha dirigindo é fazer, entre uma viagem e outra, uma sessão de 10 minutos de alongamento para evitar qualquer tipo de desconforto. Ter uma cadeira ergonômica, ou seja, aquelas que possuem ajustes de altura, de profundidade e com encosto lombar, é muito importante, evitando assim um possível afastamento do trabalho.

Para o Educador Físico, Marcelo Pinheiro, os exercícios de alongamento são fundamentais para o ser humano, desde os motoristas até os atletas, concordando assim com o que o Dr. Rafael abordou anteriormente, afirma ainda que “Realmente pra quem dirige, a área mais afetada é a coluna, tanto a lombar torácica quanto a região cervical. Então, fortalecer essas áreas é muito importante para evitar isso”.

Arquivo Pessoal: Educador Físico Marcelo Pinheiro

“A alimentação e hidratação durante esse período é muito importante, ajudando no desempenho ao dirigir e na questão psicológica também” completou.

Então, ao sair, faça exercícios, hidrate-se e passe protetor solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *