O mundo está em constante transformação e, com isso, as mulheres têm conquistado mais espaço nos diferentes ramos, até mesmo os que, até então, eram ditos como masculinos.
Mas quem disse que as mulheres também não podem exercer esses cargos? Em entrevista ao Manaus em Trânsito, a 1° Tenente da Polícia Militar do Estado do Amazonas Michele Farias, que está à frente da Perícia de Trânsito do Detran-AM nos conta como é o dia a dia de uma mulher a frente de uma tropa.
“Faço parte de uma instituição em que 90% são homens. No concurso, os homens concorrem a 90% e as mulheres a 10%, então ou estamos a comando ou estamos comandando homens”, conta.
Michele é bacharel em Psicologia, Direito, possui Curso de Formações de Oficiais e é Especialista em Segurança Pública. Ela demonstra o amor e o carinho que tem por estar a frente de um trabalho de suma importância para a população. “Precisamos ter a sensibilidade de entender que nem sempre é um trabalho fácil, mas é um trabalho louvável, tenho um respeito e um amor muito grande por essa instituição que me deu uma oportunidade de vida e que transformou a minha vida”, diz.
Neste momento de pandemia, Michele afirma que sua maior preocupação é com aqueles que estão juntos no dia a dia em favor da população. “Hoje a grande dificuldade que estamos enfrentando é essa pandemia, momento único da nossa história, existe uma preocupação muito grande para com minha tropa, para com as pessoas que trabalham comigo, se estão com saúde, como está a família, como está o psicológico de todos”, destaca.
Michele diz que em 95% do seu tempo há homens exigindo que ela tenha conhecimento e pulso firme no comando. Por isso, tenta sempre entender e compreender o universo masculino, tendo em mente que homens e mulheres são diferentes.
Com a preocupação em ter bons policiais trabalhando com equilíbrio diante das adversidades, a Tenente busca manter amizade com os membros da tropa e seus familiares, formando uma base de apoio. “Nosso trabalho tem um grau muito alto de estresse, nós trabalhamos com o publico, com acidentes onde estão com certa vulnerabilidade”, conta.
A militar ainda explica como funciona seu trabalho em caso de acidentes de trânsito. A perícia de trânsito do Detran-AM atende apenas danos materiais, prestando serviços tanto para a sociedade quanto para o Estado, com perícias e laudos técnicos. Os atendimento é para toda Manaus (AM), mas quando há acidentes com vítimas, quem atua nas perícias é a Polícia Cientifica da Polícia Civil.
Você sabe o que fazer ao se envolver em um acidente de trânsito sem vítimas? A Tenente Michele explica brevemente como proceder: “mantenha sempre o local preservado, evite remover os veículos da posição que estavam, logo em seguida acione o Detran-AM por meio do contato (92) 99330-6935. Aguarde a chegada da equipe responsável com as documentações em mãos, caso os veículos estiverem causando transtornos ao trânsito, fotografem os carros nas poses que estão e se houver acordo entre os envolvidos, façam a retiradas dos veículos o mais breve possível”.
Reportagem: Yasnara Marinho