Ainda na dúvida sobre qual moto escolher? Confira quais são os melhores modelos para comprar em 2021!
Principalmente em tempos de turbulência e grande incerteza econômica, as motos ganham um destaque a mais. A paixão pelos veículos de duas rodas aliada à economia na hora do abastecimento faz das motocicletas a preferência de muita gente. Se você está de olho nos lançamentos, chegou a hora de conferir algumas sugestões e descobrir qual é a melhor compra de moto 2021.
Para tomar a melhor decisão, é preciso levar em consideração seu estilo de vida e o uso que pretende dar para o veículo. Pela ampla variedade oferecida no mercado, pesquisar bem é a melhor maneira de evitar equívocos no momento de escolher o modelo.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para tirar suas dúvidas sobre os melhores modelos de motos do ano e como fazer a melhor escolha. Confira!
Aprenda a diferenciar os modelos
Os modelos disponíveis no mercado estão divididos em 12 categorias. Falaremos sobre as principais nos tópicos a seguir.
Scooter ou Cub
São as motonetas com motores de 50 a 150 cc de cilindrada. A identificação visual é simples, já que o piloto vai sentado em vez de montado. Um modelo bastante popular, desde sempre, é a Honda Biz.
City ou Street
Com motores de baixa cilindrada, entre 100 e 160 cc, essas motocicletas atingem até 160 quilômetros por hora, sendo ideais para uso nas cidades. Essa categoria é a que mais vende no Brasil, com destaque para a popular linha CG, da Honda.
Trail ou Fun
Essas motos podem ser usadas tanto para a estrada quanto para a cidade. São modelos mais leves, com para-lamas mais altos. Em 2020, até setembro, o modelo Honda NXR 160 ficou em terceiro lugar no ranking geral de motos mais vendidas no Brasil. O emplacamento ultrapassou a marca de 12 mil unidades.
Naked ou Roadster
São motos maiores, sem carenagem e de cilindrada média ou alta, mas que podem ser usadas no cotidiano.
Conheça os principais modelos de motos
Agora que você tem uma ideia dos principais tipos e entende o uso de cada um, chegou o momento de escolher sua moto em 2021. Lembre-se de que, embora as linhas estejam em constante aperfeiçoamento, boa parte dos modelos disponíveis está no mercado há bastante tempo. Eles reaparecem por meio de lançamentos anuais ou bianuais que trazem pequenas alterações no design e no motor.
Nos próximos tópicos, nós listamos alguns exemplos de motos muito procuradas no mercado. Você conhecerá:
1. Honda Biz2. Honda Pop 110i3. Honda CG 1604. Yamaha Crosser 150 Z ABS5. Yamaha Lander 2506. Kawasaki Ninja z4007. BMW F 900 XR8. Haojue DR 160 Fi9. Honda CB 650R10. Yamaha XMAX 25011. Yamaha Niken12. Yamaha MT-03
1. Honda Biz
Essa motoneta é uma das queridinhas entre os que estão fazendo sua primeira aquisição. Como é uma Cub, o piloto não monta, como em outras motos, mas se senta para dirigir, mantendo os pés próximos ao chão. Para quem está começando ou ainda não tem segurança, é uma ótima opção.
Se comparada a outras motos, a Honda Biz é leve, e o vão entre o assento e o guidão facilita o acesso de pessoas de baixa estatura. Soma-se a isso o preço acessível, a boa mecânica e o baixo consumo de combustível. Todo esse conjunto de vantagens ajuda a colocá-la entre os modelos mais vendidos no Brasil.
2. Honda Pop 110i
Lançado pela primeira vez em 2007, esse modelo é atualmente um dos mais acessíveis da montadora japonesa. A Pop 110i foi a quarta moto mais vendida do país em 2019. Entre as Cub, ela ficou atrás apenas da Honda Biz.
A Pop 110i passou por uma atualização recentemente, com mudanças na injeção eletrônica que garantem o máximo rendimento com menor consumo de combustível. Ela também está mais segura e resistente.
Quanto ao design, o grande destaque é o banco, que manteve textura exclusiva, na cor vermelha (também disponível na cor preta). O resultado final é um assento muito mais confortável, aliando estilo e funcionalidade. O painel também merece atenção especial, pois oferece luzes indicadoras que facilitam a visualização da reserva do combustível.
No quesito segurança, a Pop 110i conta com um sistema inovador de freios CBS (Combined Brake System), cuja frenagem é distribuída em ambas as rodas de maneira equilibrada. Além disso, há um conjunto óptico mais robusto, que alia piscas melhores com uma lanterna traseira moderna, a qual confere mais visibilidade à noite.
3. Honda CG 160
Própria para uso cotidiano em centros urbanos, essa foi a moto mais vendida do Brasil em 2020. Somente em setembro deste ano foram comercializadas mais de 30 mil motos Honda CG 160.
O modelo oferece baixo custo de manutenção, além de ser extremamente econômico em comparação com os demais da mesma categoria. Com uma velocidade maior que a da Biz, ela não apresenta o assento baixo. A linha está disponível em 4 versões: Titan, Start, Fan e Cargo.
Em comemoração aos 25 anos de vendas da CG 160 Titan, a Honda lançou um modelo especial: a Titan S. Com um design e cores (preto, vermelho e branco) únicos, a montadora apresentou ao público uma moto popular com uma roupagem premium.
4. Yamaha Crosser 150 Z ABS
A nova versão da Crosser 150 Z ABS chegou ao mercado muito mais robusta e versátil, permitindo o uso de gasolina ou etanol, com melhor desempenho e performance.
Ela apresenta um visual off-road e pode ser usada em terrenos diversos, inclusive trail, por conta do para-lama alto, dos protetores de suspensão dianteira e da própria suspensão em link, que ajuda a absorver o impacto. Os pneus on-off aguentam o tranco na hora de andar pela trilha.
Além disso, ela tem um sistema exclusivo de resfriamento do motor, que o protege de problemas causados por superaquecimentos. O painel e o assento também foram atualizados e estão mais completos, oferecendo mais conforto e segurança.
As novidades não param por aí, a Crosser 150 também tem novos freios ABS de série, o que evita travamento na roda dianteira em frenagens bruscas.
5. Yamaha Lander 250
Verdadeira on-off, a Yamaha Lander 250 é uma moto mista que transita muito bem entre a trilha e o asfalto. Apresenta maior cilindrada e mais velocidade, respondendo melhor às dificuldades das estradas de terra. Além de imponente, a Lander 250 é uma moto moderna, confortável e com visual urbano.
O novo modelo apresenta freio ABS na frente, mudanças no guidão, na traseira e na carenagem, além de farol de LED.
Apesar da cilindrada maior, ela ainda é considerada uma moto econômica, porque apresenta um consumo estimado de 36 quilômetros por litro, na gasolina. É importante destacar que esse modelo pesa cerca de 10 quilos a mais que suas concorrentes, o que pode se tornar um ponto negativo.
6. Kawasaki Ninja z400
A Kawasaki é conhecida por suas motos grandes, que transitam entre as categorias Naked e Esportiva. A linha Ninja tem opções de altas cilindradas, o que permite alcançar velocidades maiores. Por ser mais robusta, ela também apresenta maior estabilidade.
Sem carenagem e com o guidão alto, esse modelo é extremamente confortável para o piloto. Mesmo em uma viagem um pouco mais longa, a Ninja z400 é agradável e segura. Ao mesmo tempo, pode ser utilizada tranquilamente no cotidiano.
Em 2021, foi lançada uma versão de 400 cc com motor potente e outras novidades, como a lanterna traseira com lâmpadas de LED e o farol duplo na parte frontal.
7. BMW F 900 XR
A montadora alemã continua investindo no Brasil. Exibida no EICMA (Salão de Milão de Motociclismo), a moto F 900 XR conta com um para-brisa charmoso e que também contribui para o ganho aerodinâmico do design.
Especialmente desenvolvida para os pilotos que viajam bastante, essa BMW vem com um tanque que suporta até 15,5 L de combustível. As curvas também estão mais suaves devido ao conjunto de suspensões — com barras invertidas.
8. Haojue DR 160 Fi
Menos conhecida por aqui, a Haojue DR 160 Fi tem suas vendas previstas para começarem em 2021 em território brasileiro. O modelo é fabricado por uma montadora chinesa e exibe linhas simultaneamente esportivas e urbanas. Outros destaques são o visor de LCD e a inversão dos eixos da suspensão na roda dianteira.
9. Honda CB 650R
Voltamos à Honda com o seu modelo CB 650R. O design de mais um clássico da montadora vem com um visual que mistura o nostálgico com o moderno, o que chama a atenção de qualquer um. Isso fica evidente no farol, com iluminação totalmente em LED, mas que não abandona o estilo clássico.
Internamente, o motor trabalha com uma potência máxima de 88,4 cv. Seguindo a tendência das suspensões invertidas, a Honda também equipou o modelo com a mesma tecnologia.
Disponível desde março de 2020, a nova CB 650R vem com um sistema deslizante na embreagem, o que facilita a execução do movimento.
10. Yamaha XMAX 250
Para os amantes da Yamaha e de Scooters, o modelo XMAX 250 versão 2021 vem com tudo. Com toda a praticidade que só uma Scooter pode oferecer, a nova XMAX também oferece aos futuros proprietários um belo design e muita economia. Trata-se de uma das melhores opções para quem circula pelas pelas vias urbanas.
Como o próprio nome indica, essa motoneta tem 250 cc, com 22,8 cv. Detalhe para o sistema de resfriamento líquido do conjunto do motor, que vem com pistão de alumínio. Soma-se a isso o uso de uma tecnologia (DiASil) capaz de diminuir a vibração do veículo, o que melhora o equilíbrio e a segurança do piloto.
Além de tudo isso, a recém-chegada da Yahama também tem o orgulho de dizer que é a única da categoria que conta com um mecanismo que controla a tração. Na prática, isso significa que, caso haja perda de aderência na pista (comum em dias de chuva), a roda traseira mantém a tração.
11. Yamaha Niken
Graças a uma equipe de engenheiros talentosa e criativa, a Yamaha também consegue chamar muito a atenção com sua Niken. Isso porque é uma espécie de moto feita para diminuir bastante o risco de queda. Para quem tem receio de andar de moto, não poderia haver solução mais interessante.
Isso se deve à terceira roda do modelo, situada na parte dianteira e responsável por proporcionar mais tranquilidade e segurança na hora das curvas. Essa dose maior de equilíbrio também é muito bem-vinda durante aqueles momentos inesperados do trânsito, que exigem o acionamento dos freios e muita experiência de pilotagem.
Com seu motor de 900 cc e potência de 115 cv, a Yamaha Niken tem boas chances de conquistar um público específico aqui no Brasil. Embora motos de 3 rodas não sejam exatamente algo inédito, o referido modelo tem como vantagem a carroceria compacta. Assim, não deve haver prejuízos quanto à dinâmica da dirigibilidade nas cidades.
12. Yamaha MT-03
Equipada com motor de 321 cc, com 42 cv de potência, outro modelo da mesma montadora que deve figurar na sua lista de melhor compra de moto 2021 é a Yamaha MT-03. Desta vez, trata-se de um veículo mais arrojado, ancorado em traços esportivos. Desenhado sob medida, o novo corpo contém saídas de ar em locais estratégicos e um tanque de combustível com uma dose extra de robustez.
Além disso, o projeto contempla a integração de uma solução tecnológica feita para melhorar o desempenho, aprimorar o arrefecimento do motor e diminuir a vibração da sua moto. Na hora de usar o painel digital, você tem à disposição o único da categoria Street a fornecer um mecanismo de luz que avisa o momento ideal para mudar a marcha.
Pelo visor, você também recebe informação em tempo real sobre a temperatura do líquido de arrefecimento. Você é daquelas pessoas que nunca sabem qual é o momento de substituir o óleo? Tudo bem, pois o display também alerta quanto à necessidade da troca.
Faça uma análise adequada para escolher o melhor modelo
A fim de fazer uma compra certeira, é preciso analisar diversos critérios e seguir os passos necessários. Explicamos a seguir!
Analise os prós e contras
Antes de fazer sua escolha, você deve ponderar os prós e contras de cada modelo. Evite, ao máximo, comprar por impulso. Caso contrário, você corre o risco de arcar com uma conta para a qual não se planejou o suficiente.
Faça um planejamento financeiro
Para que a compra da sua moto 2021 não acabe se transformando em um problema no futuro, lembre-se de traçar um planejamento financeiro cuidadoso. Verifique todos os gastos adicionais, como impostos, seguro, taxa de transferência e revisão.
Não será possível realizar a compra à vista? Sem problema! Nesse caso, entretanto, o cálculo deve ir além do valor de cada parcela. O ideal é programar essa aquisição com antecedência para fugir dos juros que existem em diversos modelos de compra parcelada. Uma boa opção, aqui, é o consórcio de motos.
Verifique a adequação às suas necessidades
Ao comprar uma moto, seja firme em relação às motivações da aquisição. Além de dar conta da sua demanda cotidiana, o veículo escolhido precisa estar alinhado com suas condições financeiras.
Tenha cuidado para não selecionar um modelo que extrapole o orçamento previsto, o que pode causar problemas financeiros daqui a algum tempo. Por outro lado, também não adianta querer fazer economia a qualquer custo e, por isso, adquirir uma moto incapaz de suprir as necessidades do momento. O segredo é pesquisar as alternativas do mercado com o foco voltado ao melhor custo-benefício.
Atente à ergonomia
A ergonomia traz um conceito muito importante. Trata-se da capacidade da moto em se adaptar e oferecer conforto ao corpo do piloto. É justamente isso o que faz com que o uso prolongado da moto seja agradável.
Faça um test drive para ver se a altura da moto e o assento estão de acordo com suas características físicas. Perceba também se você consegue colocar os pés no chão com facilidade na hora de descer. Este último detalhe parece banal, mas é muito importante para evitar acidentes.
Conheça as condições de pagamento
Existem três possibilidades básicas de pagamento.
Pagamento à vista
À vista, o cliente poupa com antecedência e consegue pagar todo o valor de uma vez só. Essa opção é ótima e costuma proporcionar bons descontos ao comprador. Na prática, porém, a maior parte dos brasileiros não tem dinheiro guardado.
Consórcio de motos
Outra forma possível é por meio do consórcio. Com ele, você parcela o valor total do bem e ainda assim tem a possibilidade de adquirir seu veículo como se fosse à vista, por meio da carta de crédito. Para tanto, é necessário ser contemplado — seja por sorteio ou lance.
Uma das principais vantagens do consórcio é a ausência de juros sobre as parcelas. Em vez disso, o consorciado paga uma taxa de administração, que tem um valor bem mais acessível se comparado com outras formas de aquisição parcelada. Outro ponto positivo é a manutenção do poder de compra, uma vez que o valor do crédito é reajustado periodicamente de acordo com o índice definido em contrato.
O importante é que você esclareça todas as dúvidas sobre o consórcio de motos antes de optar por essa alternativa. Além disso, é preciso ter em mente que a data da compra da moto vai depender da contemplação com a carta de crédito; ou seja, o consórcio não é destinado a quem tem pressa para adquirir o bem.
Financiamento
No financiamento, você tem acesso ao recurso imediatamente. Em contrapartida, o total a ser pago é encarecido pela cobrança de encargos. Além disso, outro complicador é a porcentagem de entrada prevista em contrato, que geralmente fica em torno de 20% do valor.
Para identificar qual é a melhor opção, basta efetuar um comparativo. Veja qual é o valor final que você terá que desembolsar para quitar a compra da moto em cada uma das alternativas. Assim, você consegue definir a melhor opção para a sua necessidade.
Com essas dicas, você tem em mãos todos os elementos necessários para realizar uma grande escolha. Mas se você deseja mesmo efetuar a melhor compra de moto 2021, faça um planejamento financeiro apropriado para isso. Quer uma dica infalível? Participe de um consórcio!
E se a escolha for consórcio, a Racon Consórcios é uma excelente opção. São mais de 30 anos de mercado e isso só foi possível devido à preocupação em sempre oferecer negócios que sejam realmente vantajosos para seus clientes. Além disso, o processo de compra se estende ao pós-venda, pois há um compromisso pleno com a qualidade do suporte. Desse modo, você tem a certeza de realizar a melhor compra de moto 2021 com toda a tranquilidade e segurança que merece.
Gostou da ideia, mas não sabe como funciona um consórcio? Tire todas as suas dúvidas sobre o consórcio de motos agora mesmo!