O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está trabalhando para ampliar a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na quarta-feira (2), o diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga e o superintendente da PRF, Rommel Dantas, conversaram sobre o acordo que já existe entre as duas entidades.
A finalidade é ampliar essa colaboração, onde o Detran vai disponibilizar o acesso por meio de um “perfil policial”, onde a PRF terá entrada ao banco de dados em tempo real para verificação da situação do veículo de condutor e também, acesso para fazer lançamento de restrições, quando for o caso. “A PRF já utiliza o sistema de dados do Detran, o DetranNet. Nossa intenção é ampliar essa parceria e de contra partida a PRF irá nos fornecer os dados estatísticos de acidentes de trânsito”, afirmou o diretor-geral do Detran, Neil Gonzaga.
De acordo com Gonzaga, com a ampliação da parceria, os serviços que hoje a PRF não consegue fazer por não ter acesso ao sistema do Detran, poderão ser executados por meio de uma Cooperação Técnica.
Neil Gonzaga, destacou que os investimentos tecnológicos e as parcerias com outras instituições são fundamentais para garantir a segurança do cidadão. Entre os órgãos parceiros estão: o Tribunal de Justiça (TJ), a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Polícia Militar e outras.
O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) do Detran, Welton Roney Nunes Ribeiro, ressaltou que a integração das autoridades de trânsito é de grande relevância para o cumprimento das diretrizes de segurança de trânsito e tendo um sistema integrado com informações e parcerias contribuem muito para o alcance do objetivo.
Participaram ainda da reunião, o diretor técnico Administrativo e Financeiro (DAF) do Detran, James Alves Padilha, o chefe de Seção de Administração, Gilson de Souza, o chefe de Núcleo de Gestão Operacional, Alain Bandeira e o chefe de Seção de Operações, Lucas Saito.
Fonte: Governo de Rondônia