O site Detran Digital, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), passou a disponibilizar a opção de inclusão do Exercício de Atividade Remunerada (EAR) à habilitação dos condutores que exercem atividade profissional de motorista, sem a necessidade de comparecer presencialmente à instituição.
Todo condutor que irá exercer a função de motorista profissional, seja ele de aplicativo, mototaxista, motofretista, condutor de transporte escolar ou coletivo, por exemplo, deve solicitar junto ao Detran-AM a inclusão do EAR, o qual permite o exercício dessas atividades. Vale ressaltar que somente poderão solicitar o EAR para a categoria “A” os maiores de 21 anos, que estejam habilitados há, no mínimo, 2 anos na categoria e que tenham realizado curso especializado de mototaxista/motofretista.
Ao solicitar os serviços de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação da permissão para dirigir ou renovação da CNH, o condutor poderá fazer a inclusão do EAR no novo documento.
O serviço pode ser realizado no site www.detran.am.gov.br, na opção “Habilitação”, ou por meio do Detran Digital.Caso o condutor opte por incluir a EAR, deverá ser feito o pagamento de uma taxa adicional. Há, ainda, a possibilidade de exclusão, caso não exerça mais a atividade.
Fonte: Detran-Am