Faltando poucos dias para as festas de fim de ano, muitas pessoas já estão calculando as despesas que chegam com os impostos. Com o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), não é diferente. Muitos, já estão com aquela dor no bolso.
De acordo Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ-AM), o reajuste para o ano de 2022 é maior do que 22%. Esse aumento se deve a paralisação na produção de automóveis, consequência da pandemia da Covid-19. Como explicou a chefe do Departamento de Arrecadação da Sefaz, Anny Karolliny Coelho.
“Durante a pandemia da Covid-19 houve a paralisação das linhas de produção de veículos e a falta de insumos para a produção dos veículos novos. Essa falta de veículos no mercado ocasionou o aumento dos preços tanto dos veículos novos, como dos veículos usados, que é base de cálculo pro IPVA.”
Com tantos aumentos em 2021, o reajuste no IPVA preocupa os motoristas que já estão buscando outros meios para evitar mais prejuízos, como o aluguel de veículos. Além disso, descontos que vão de 5% a 10% serão disponibilizados para quem antecipar o pagamento. Outro desconto que também será aplicado, é para quem obedeceu as leis de trânsito.
“O desconto é de 10% para que não cometeu infração de trânsito no último ano. 15% para quem não cometeu infração nos últimos dois anos e de 20% para quem não cometeu infração nos últimos três anos. Esse desconto é cumulativo com o desconto de pagamento antecipado do IPVA.”
A Sefaz ainda destaca que o abatimento pelo pagamento antecipado ocorre de forma imediata. Mas para conseguir o desconto por respeito as leis de trânsito, é necessário entrar em contato com a secretária um mês antes da data de pagamento do imposto.
Para mais informações, acesse o www.sefaz.am.gov.br
Fonte: JAM 2, Rede Amazônica.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens