Nas redes sociais, são muitos os relatos de brasileiros que utilizam a Starlink, antena de acesso à internet via satélite, em seus carros.
Ao mesmo tempo, têm surgido publicações afirmando que motoristas têm sido multados pelo uso do dispositivo nos respectivos automóveis, sob alegação de que a instalação da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, é proibida em veículos automotores que rodam em vias públicas.
Procurada pelo UOL Carros, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) nega a existência de tal proibição, mas informa que, dependendo do caso, a antena pode, sim, motivar uma autuação de infração de trânsito.
Conforme a corporação, condutores com Starlink no carro podem ser multados caso a antena comprometa a visão do motorista.
Isso porque a prática se enquadra no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe expressamente a condução de veículos com vidros total ou parcialmente cobertos por películas, pinturas ou painéis decorativos.
Em pelo menos três estados, a PRF realizou ações de fiscalização e alerta aos condutores – com sinais de que o comportamento inadequado está ficando mais frequente.
Fonte: Uol