Manaus – AM | Os dois equipamentos afetam a velocidade do carro, mas as funções de cada um, são bem diferentes.
O piloto automático mantém o carro na velocidade programada, enquanto o limitador de velocidade impede que você ultrapasse o limite estipulado. O mais comum é o controlador de velocidade, popularmente apelidado de “piloto automático”.
No “piloto automático” é possível selecionar a qual velocidade você quer que o veículo fique, e o sistema manterá aquele valor até que o motorista o desarme, acionando um botão ou pisando no freio.
Já o limitador não mantém o carro acelerando sozinho, mas impede que o carro ultrapasse a velocidade programada pelo próprio motorista. Ele é útil para quem quer ter o controle total do carro, mas não costuma ficar atento ao velocímetro.
Em caso de emergência, como em uma ultrapassagem, o limitador é automaticamente desativado ao pisar fundo no acelerador.Automático
Alguns modelos adicionam um recurso extra ao associar o limitador com o leitor automático de placas.
Carros como o Peugeot 5008 oferecem a opção de ajustar o limite conforme a restrição da via. O conceito é simples: uma câmera no topo do para-brisas lê todas as placas de trânsito ao redor do carro.
Quando o limite da via é alterado, o carro ajusta automaticamente o limitador para aquele valor. Isso permite, por exemplo, que o veículo reduza a velocidade máxima ao entrar em uma rua com limite menor.