Prefeitura e Seped discutem melhorias na mobilidade e atendimentos para PcDs
Publicado em

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), participou, nesta quarta-feira, 7/6, de uma reunião com o secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Adriano Reis, na sede do órgão estadual, localizada na rua Salvador, no bairro Adrianópolis, zona Centro-sul, com o intuito de alinhar políticas públicas destinadas às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Esta parceria representa um passo importante na modernização e adequação das normas vigentes à realidade da mobilidade urbana, conforme orienta o Estatuto da Pessoa com Deficiência. De acordo com Alexandre Frederico, vice-presidente de transportes do IMMU, a reunião focou no alinhamento de políticas públicas municipais e estaduais, com o objetivo de prestar um atendimento de excelência a essas pessoas.

“Estamos trabalhando para garantir que a mobilidade urbana seja cada vez mais inclusiva e acessível. Queremos ir além do que é determinado por lei, proporcionando qualidade de vida e autonomia para as pessoas com deficiência. O prefeito David Almeida é sensível à causa, e estamos realizando parcerias para proporcionar mobilidade com qualidade”, afirmou Frederico.

Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes como infraestrutura urbana, adaptações necessárias em veículos de transporte coletivo, e a capacitação de profissionais para garantir um atendimento adequado e respeitoso às pessoas com deficiência. Uma das questões-chave discutidas durante a reunião foi a manutenção e ampliação do passe livre para as PcDs. Este benefício, que garante a gratuidade no transporte público, é fundamental para a inclusão e autonomia dessas pessoas.

Também ficou acertado a necessidade de uma colaboração contínua entre o IMMU e a Seped, para que sejam alcançados resultados duradouros e significativos. Ambas as partes se comprometeram a manter uma comunicação constante, para que todas as ações sejam implementadas de forma efetiva.

“A inclusão das pessoas com deficiência no planejamento urbano é fundamental para uma cidade mais justa e igualitária. Esta reunião é um passo significativo para garantir que as nossas políticas públicas sejam efetivas e que possam atender as necessidades específicas dessa população tão importante para o nosso Estado”, concluiu Frederico.

— — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *