4 dicas de trânsito não tão conhecidas
Publicado em

Algumas dicas de trânsito são de conhecimento quase que geral de toda uma comunidade de condutores, que vem sendo passada em autoescolas ou até por experiências próprias. Mas muitas dicas de trânsito são pouco conhecidas ou até esquecidas por muitos motoristas, e muitos delas garantem segurança ao volante. Pensando nisso resolvemos mostrar 4 dicas de trânsito não tão conhecidas. Vamos lá!

  1. Encontre a posição certa no banco

Você foi ensinado na autoescola que uma das primeiras coisas a se fazer antes de sair é ajustar a posição do banco. Esse tipo de cuidado deve ser sempre lembrado pra garantir a sua segurança. A posição ideal no banco do carro é fazendo com que a  sua coluna se apoie no encosto por completo, com a altura do banco permitindo que os pedais sejam acionados sem esforço. Assim como os braços no volante, as pernas também devem ficar ligeiramente dobradas. Membros muito esticados podem causar desconforto e se tornar um risco para a segurança.

  1. Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos

Outro tipo de cuidado que aprendemos nas aulas de direção, mas com a rotina corrida do dia a dia podemos acabar esquecendo, é o ajuste dos retrovisores. Os espelhos das portas devem estar posicionados de modo que a lateral do carro não fique visível. Já o retrovisor interno deve contemplar todo o vidro traseiro, de modo que não seja necessário fazer muitos movimentos com a cabeça para ter uma boa perspectiva do trânsito. Fazendo esses pequenos ajustes assim que você se sentar no carro, você amplia seu campo de visão, assim reduzindo os pontos cegos, que são responsáveis por muitos acidentes.

  1. Use apenas luz baixa na neblina

Muitas pessoas pensam que quando estão em situações onde a visão é atrapalhada pela neblina, aumentar as luzes do farol é a solução. Na verdade, a luz alta reflete nos flocos de água, formando uma imensa parede branca à frente, o que dificulta ainda mais a visualização. O correto nesse caso é usar a luz mais baixa, também conhecida como luz de neblina ou luz de posição. Nessas situações, também é bom dirigir devagar e evitar qualquer movimento que possa confundir outros motoristas, como uma ultrapassagem ou o uso do pisca-alerta.

  1. Esqueça o freio se o pneu estourar

Quando nos deparamos com alguns problemas, a primeira reação de todo motorista é pisar no freio. Contudo, caso um de seus pneus estoure com o veículo em movimento, essa certamente não é a melhor reação.

Frear abruptamente nessa hora pode fazer com que o carro rode ou até mesmo capote! Para contornar essa situação, portanto, o melhor a fazer é manter a calma, restabelecer o controle do veículo e reduzir gradualmente a velocidade. Assim você consegue sinalizar aos outros motoristas, e poderá chegar com segurança ao acostamento ou a algum outro local com menos movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *