Alerta: nova lei do sinal vermelho está atrapalhando o trânsito
Publicado em

A legislação de trânsito brasileira passou por diversas mudanças nos últimos anos, com algumas regras já entrando em vigor. Uma das alterações é a nova Lei da Luz Vermelha, criada pela Lei 14.071/2020, que entrou em vigor em 12 de abril de 2021.

No entanto, para utilizar a nova regra, é necessário adaptar o site às condições exigidas pela norma, como sinais corretos.

Como ainda é desconhecido pelos motoristas, a desinformação pode gerar situações de trânsito desconfortáveis e dificultar a passagem de motoristas que já se atualizaram com a mudança. Verifique as alterações com a nova regra da luz vermelha!

Base de semáforo

A Lei 14.071/2020 especificou que “a movimentação correta de transferência é gratuita em frente ao sinal de sinal de sinal vermelho onde existam sinais indicativos que permitam tal conversão”. Ou seja, os motoristas podem virar à direita mesmo que a pista seja de sinal vermelho.

No entanto, para que a transferência seja legal, o semáforo deve ter uma placa que diga “Livre à direita”. Em outros casos, a conversão continua proibida. Assim, a nova regra já pode ser aplicada em todo o país, mas apenas alguns municípios cumpriram as mudanças e colocaram a sinalização necessária.

Desrespeito pode gerar multas

Outro problema em relação ao novo procedimento são os motoristas que não respeitam o indicador, mesmo com a placa, principalmente por não conhecerem a nova regra. Assim, quando o sinal se fecha, os motoristas continuam parando na faixa da direita, impedindo que outros motoristas façam manobras.

Além disso, o texto também reforça que a preferência dos pedestres deve ser respeitada. Assim, se uma pessoa estiver passando pela pista, o motorista deve aguardar o desvio ser feito.

É importante notar que virar à direita com um sinal vermelho só se aplica a locais sinalizados, e aderir ao sinal fechado ainda é uma infração de trânsito.

Fonte: Trânsito Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *