Fonte: Trânsito Web
O Senado Federal, por meio da Comissão de Constituição e Justiça, aprovou o projeto de lei que volta a inserir o nome da cidade e estado nas placas de veículos no padrão Mercosul. O texto agora será analisado na Câmara dos Deputados, e, se for transformado em lei, só entrará em vigor após um ano da sua publicação.
Para o autor do projeto, o Senador Esperidião Amin (PP-SC), a presença da informação sobre o estado e o município em que um veículo está registrado ajuda o trabalho de fiscalização para que as autoridades policiais e de trânsito consigam identificar com facilidade a origem de um veículo em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo.
Além disso, ele informou que o próprio Ministério da Justiça avaliou a iniciativa como positiva.
Se o projeto virar lei, haverá um processo de transição, assim como foi feito quando as placas anteriores, de três letras e quatro números, foram substituídas pelo padrão Mercosul, com quatro letras e três números.
Com a adoção do modelo do Mercosul, obrigatório em todo o país a partir de 2020, a informação sobre estado e município deixou de estar presente nas placas dos veículos.