Governo irá rever monopólio da Petrobras no setor do gás, diz Ministro de Minas e Energia
Publicado em

Nesta quinta-feira (11) O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque afirmou que o governo abrirá o mercado de gás natural, no país, a concorrentes. Segundo ele, a atuação exclusiva da Petrobras no setor é prejudicial aos interesses dos consumidores.

“A gente vê que esse monopólio que já está identificado não é uma coisa saudável. Particularmente para o desenvolvimento do setor e para os consumidores”, afirmou o ministro ao comentar as realizações durante os primeiros 100 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com ele, a readequação do mercado levará em conta novas iniciativas de política pública previstas para o setor energético. “A Petrobras tem que estar inserida dentro de uma política pública, e é isso que estamos definindo“, completou.

O ministro, no entanto, ponderou que as discussões sobre o tema estão sendo debatidas em 1 grupo composto por representantes do ministério, a Petrobras, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

“Agora, como (a abertura) vai ser executada ainda vai ser definida. Porque é muito fácil falar que vamos abrir o mercado de gás. O interessante é como (fazê-la)“, disse.

URÂNIO

Bento Albuquerque também afirmou que o governo federal está analisando diferentes possibilidades para permitir a mineração do urânio à iniciativa privada, sem que haja alterações na Constituição Federal. O atual texto constitucional garante o monopólio sobre a exploração do elemento químico às INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de urânio do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *