PL cria programa de incentivo para construção de áreas de descanso para caminhoneiros
Publicado em

O Projeto de Lei 1703/2023, do Deputado Federal Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ), trata da criação de um programa de incentivo à construção de áreas de parada e descanso para caminhoneiros.

Chamado de Programa Nacional de Fomento à Criação de Pontos de Parada e Descanso para Motoristas de Transporte de Cargas, o projeto quer garantir mais segurança e qualidade de vida para os caminhoneiros, por meio da implantação de pontos de parada e descanso em rodovias e estradas do país.

“Os motoristas de transporte de cargas são fundamentais para a economia do país, mas muitas vezes enfrentam condições precárias de trabalho, com longas jornadas de trabalho e falta de estrutura adequada para descanso e alimentação”, disse o Deputado Federal Juninho do Pneu.

Se for aprovado, o projeto será coordenado pelo Ministério dos Transportes e entidades competentes, como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Para a construção das estruturas, os interessados teriam formas de financiamento com juros subsidiados, e as construções deverão contar com estrutura completa para os caminhoneiros, com banheiros, chuveiros, área de alimentação, estacionamento adequado, área de lazer e até posto de atendimento médico de emergência.

Os pontos de parada e descanso poderão ser construídos levando em consideração a distância mínima entre as estruturas de 150 km, além da proximidade de áreas com oferta de serviços como restaurantes, farmácias, postos de gasolina, e em rodovias de maior fluxo.

“A criação de pontos de parada e descanso pode contribuir para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais, proporcionando infraestrutura adequada para que possam realizar suas atividades com mais segurança e qualidade de vida. Além disso, a iniciativa pode contribuir para a redução de acidentes de trânsito, uma vez que a fadiga e o cansaço são fatores de risco para a ocorrência de acidentes envolvendo veículos de carga”, finalizou o Deputado, na justificativa do projeto.

Fonte: Trânsito WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *