A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue com o propósito de reduzir os índices de acidentalidade e, consequentemente, o número de mortes e feridos em decorrência dos acidentes de trânsito. Com o tema “Nossas escolhas salvam vidas”, ações de educação estão sendo desenvolvidas para conscientizar a sociedade dos sérios riscos que a imprudência no trânsito acarreta.
Conforme os dados apresentados pela Diretoria de Operações da PRF, 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 no Brasil tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas, sejam elas: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito. Com isso, ações estão sendo realizadas para coibir, educar e conscientizar a todos sobre a importância de um trânsito mais seguro.
O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito.
No Maio Amarelo deste ano, a PRF traz como tema “Nossas escolhas salvam vidas”, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maioria dos acidentes podem ser evitados. Entre as ações programadas para a campanha deste ano, destacam-se as iniciativas de educação para o trânsito, como o cinema rodoviário, comando educativo de transporte coletivo e de fiscalização dirigida, ação educativa travessia segura, ciclos de palestras em escolas e empresas, além de ações publicitárias diversas.
Fonte: Trânsito Web