Como encontrar o código de segurança para baixar o CRLV 2023
Publicado em

Fonte: Portal do Trânsito

Para quem ainda não tem o CRLV digital, é preciso seguir algumas orientações e exigências para ter a versão do CRLV 2023 no celular. Veja aqui!

A maioria dos cidadãos estava acostumada, anualmente, a pagar todos os débitos do veículo e esperar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) chegar em casa naquela versão emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em papel moeda. Agora, não funciona mais assim. O próprio cidadão pode imprimir o CRLV em papel comum ou ainda baixar a versão digital no celular. Para quem ainda não tem o CRLV digital, é preciso seguir algumas orientações e exigências, como por exemplo, encontrar o Código de Segurança, para ter a versão do CRLV 2023 no celular.

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico.

“Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado)”, explica.

É válido lembrar que o CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. “É necessário atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se não for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado e o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado. Recomenda-se que o condutor porte também a versão impressa que é possível emitir sem custo”, alerta a Senatran.

Como tenho acesso ao documento digital?

Para ter acesso ao documento digital, é preciso baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Para baixar o aplicativo, basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store;
  2. Clique em “entrar com gov.br” e efetue o cadastro;
  3. Na tela inicial do aplicativo;
  4. Clique em “Veículos”;
  5. Em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  6. Digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  7. Digite o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV)*

Como encontrar o código de segurança para baixar o CRLV 2023 no celular?

Uma das questões que mais confunde os usuários é que na hora de baixar o CRLV Digital é exigido o código de segurança que está no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é aquele documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e é preciso guardá-lo em local seguro para se usar em eventual venda do veículo. Para veículos novos adquiridos após 04 de janeiro de 2021, o CRV também é digital.

Código de segurança CRV
Em destaque o Código de Segurança do CRV. Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

De acordo com a Senatran, esse código de segurança possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem acima).

“Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, diz o órgão.

Esse código é necessário para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital, seja para imprimir o documento.

Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento dos órgãos estaduais de trânsito não têm acesso ao código de segurança.

Você tem dúvidas sobre os documentos digitais? Entre em contato através do 0800 728 2324

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *