Fiscalizações realizadas nas últimas semanas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran-AM), flagraram mais de 190 autos de infrações nas zonas norte e leste de Manaus (AM), apenas no último sábado (31/10), que resultou em 37 veículos removidos das ruas, dentre eles 32 veículos sendo motocicletas.
Além das irregularidades com itens de segurança, como pneus, retrovisor, descarga livre e documentação dos condutores, foram flagrados dez motoristas embriagados ao volante, crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo estes serem penalizados com detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Segundo o Detran, as motocicletas são os principais causadores de mortes no trânsito. Até setembro do ano passado foram 81 óbitos contabilizados sobre duas rodas, este ano já somam 102 acidentes com vítimas, um aumento de 25%.
De acordo com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), que realizou fiscalizações na região norte da capital, juntamente com o BPtran, afirmam que a operação teve foco em motocicletas, “as fiscalizações serão frequentes para fazermos cumprir as leis de trânsito, principalmente nas ações voltadas para veículo de duas rodas, com intuito da diminuição de acidentes” destacou Victor Mansur, coordenador-geral do Neot.
Os Órgãos fiscalizadores afirmam que o aumento de incidentes na cidade começou a se acentuar no mês de maio, quando a procura por serviços delivery cresceu. No entanto, a maioria das pessoas que passam a exercer essa atividade não possui o curso de capacitação exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução 350 do Contran determina que os profissionais que queiram trabalhar como motoboys devem ter o curso preparatório, por determinação lançada em 2009 e deve ser respeitada por qualquer interessado em realizar o transporte de pequenas mercadorias.
Portanto, os condutores que desejam se locomover pela cidade sem nenhum imprevisto basta se atentar para as exigências das fiscalizações, tais como; documentação em dia, pneus, retrovisores e lembrar que bebida não combina com direção.
Reportagem: Angélica Lima