USUÁRIOS E MOTORISTAS DE APLICATIVOS DE TRANSPORTE ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS PAUTAS PARA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) propôs realizar a operação chamada “Transporte Seguro”, que foi iniciada na última quinta-feira (29/10), especificamente para combater a violência contra motoristas de aplicativos.
A autoridade competente para impedir esse tipo de violência e consequentemente o aumento de novos casos, sugere por meio do Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates, que os motoristas de aplicativos em Manaus não aceitem corridas para áreas consideradas de risco e não usem insulfilm 100% nos carros a fim de facilitar o trabalho de identificação pela polícia.
Para os motoristas, a segurança e a comodidade parece não ser um fator primordial. O índice de ataques a motoristas de aplicativos cresceu de forma drástica na cidade, levando em consideração as duas últimas semanas, que foram mais de duas vítimas fatais e inúmeros casos de roubo e acidente nas vias envolvendo motoristas de aplicativos.


Segundo o líder da equipe de rota dos aplicativos de transporte, Egle Farias, não existe o parâmetro exato, mas afirma que o número tanto de colisões, quanto de assassinatos e roubos ultrapassa a margem do ano passado. “Os casos acontecem com maior frequência principalmente nos últimos meses, um exemplo recente que nós temos é do seu Mário Jorge, que iniciou a corrida na Ponta Negra e os criminosos que se passaram por passageiros o mataram e levaram o corpo para o ramal do Brasileirinho, caso que poderia ser evitado”, explicou.
Egle ainda ressalta sobre a operação da SSP-AM que teve inicio na quinta-feira, “ainda está recente, mas já conseguimos perceber que a situação está sendo amenizada, e hoje já conseguimos evitar dois supostos assaltos no bairro do Tarumã, porém o trabalho da polícia não deve ser só um mês ou dois, precisa ser constante, porquê esses casos sempre vão acontecer”, afirmou.


A busca pela praticidade de se locomover com segurança na cidade é constante, principalmente quando o assunto é transporte público ou aplicativos de transporte, tais temas envolvem mobilidade urbana e segurança, uma realidade dolorosa para quem mora na capital e necessita se locomover de um bairro para outro.
Com o intuito de facilitar a locomoção, os motoristas desses aplicativos criam equipes de rotas, uma ferramenta extra que não é disponibilizada pelos aplicativos, mas ajuda na comunicação dos motoristas uns com os outros, tudo para auxiliar pessoas que procuram simplificar seus trajetos individuais durante a pandemia imposta pelo Covid-19, e hoje essa opção contribui bastante para a mobilidade urbana.


O morador do bairro São José 2, na Zona Leste de Manaus, Cleber Junio opta pelo uso do aplicativo Uber, tanto pela comodidade, quanto pelo tempo ágil. “Utilizo os serviços do App desde a sua chegada à cidade, porém passei a usar com maior frequência de janeiro pra cá, por conta da pandemia e a necessidade de estarmos mais isolados. É um meio de transporte mais rápido e seguro, comparado ao meio de transporte público”, relatou.
Para segurança de todos, a polícia orienta não reagir a ação de criminosos e caso acontecer roubo ou furto deve-se registrar o boletim de ocorrência no Departamento Integrado de Polícias (DIP) da zona onde ocorreu o crime e possível, portar dois aparelhos telefônicos, mantendo um em sigilo para acionamento emergencial.

Reportagem: Angélica Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *